Equipa

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrador Delegado - Miguel Lago
Arqueólogo. Sócio fundador da Era-Arqueologia. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Desde 1986, tem sido responsável científico de diversas intervenções arqueológicas, realizadas no âmbito de projectos de investigação, de valorização de património ou de minimização de impactos. Desenvolve a sua actividade em torno de questões inerentes à profissão de arqueólogo, à ética profissional e empresarial e à Gestão do Património e ao mercado em que se insere. Em termos científicos,  acompanha todos os projectos da ERA, de que se destaca o do Complexo Arqueológico dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz).
 

ÁREA ADIMISTRATIVA, FINANCEIRA, RH E LOGÍSTICA

Carla Ermida
Licenciada em Organização e Gestão Turística pelo Instituto Superior de Línguas e Administração. Desenvolveu actividades na área da Hotelaria durante sete anos. Integra os quadros da Era desde 2000 com funções variadas na área Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, assumindo desde 2016 a direcção do departamento.

Filipe Pereira
Licenciado em Gestão de Empresa na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada do Porto desde 2013, integrou os quadros da Era em regime de estágio profissional logo após a conclusão do curso e manteve-se nos quadros até ao dia de hoje. Atualmente encontra-se a exercer tarefas Administrativas, Financeira e de Recursos Humanos na sede da empresa em Lisboa, após uma passagem de dois anos pelo escritório do Porto, de onde é natural.

Nuno Souta


NIA - NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO ARQUEOLÓGICA

António Valera
Arqueólogo. Licenciado em História (1985, FLUL) e História Variante de Arqueologia (1990, FLUL); Mestre em Pré-História e Arqueologia (1997, FLUL); Doutorado em Arqueologia (2006, FLUP). Responsável pelo NIA – Núcleo de Investigação em Arqueologia. Foi responsável pelo Departamento Técnico da ERA-Arqueologia entre 2002 e 2006. Director do Gabinete de Arqueologia e do Centro de Interpretação Arqueológica de Fornos de Algodres. Tem responsabilidades de Direcção de campo desde 1985, em mais de duas dezenas de sítios arqueológicos, alguns dos quais com intervenções durante vários anos. Publica regularmente, contando mais de 80 títulos entre livros e artigos em revistas da especialidade. Actualmente realiza investigação sobre as comunidades neolíticas e calcolíticas do ocidente peninsular, com particular focalização no Complexo Arqueológico dos Perdigões.

ÁREA DE PROJECTOS

Comercial

Miguel Lago

Mafalda Capela
Licenciou-se em História, variante de Arqueologia (FLUP, 1999), estudos que complementou com uma pós-graduação em Animação e Mediação Sócio-Cultural (FLUP, 2005) e com um mestrado em Gestão do Património Histórico e Cultural (Universidade Complutense de Madrid, 2011). Exerce, desde 1999, actividade como arqueóloga free-lance, tendo participado em diversos projectos de entre os quais se destacam, pelo seu valor científico, a escavação de sítios arqueológicos pré-históricos e medievais na Coudelaria Nacional de Alter do Chão, a escavação da área envolvente da Igreja românica de Cedofeita, no Porto, e a escavação de uma área contígua à sacristia da Sé Catedral do Porto. Inicia, em 2011, a sua colaboração com a Era na área do marketing e desenvolvimento de negócio. A sua actividade estende-se às áreas da museologia, da fotografia e da produção cultural.

Maria Teresa Alves de Freitas
Arqueóloga. Licenciada em História, variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com um Master of Letters em Maritime Studies, pela Universidade de St. Andrews, Escócia. Tem participado em diversos projectos, entre os quais se destacam acções de acompanhamento arqueológico, trabalhos de investigação e intervenções arqueológicas decorrentes de processos de minimização de impactes. Em 2003 assumiu funções de responsável pela recém criada Delegação Norte da ERA, cargo exercido cumulativamente com a coordenação de projectos desde finais de 2003. Interessa-se por arqueologia subaquática, particularmente pelo conceito de paisagens culturais marítimas.

Património e Arqueologia

Coordenação de Projectos

Alexandre Sarrazola
Licenciado em História-Variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra o quadro da ERA-Arqueologia SA onde desempenha funções de Coordenador de Projectos desde 2000. Coordenou trabalhos arqueológicos em empreendimentos como o Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, o Plano de Renovação de Rede da EPAL, as Infraestruturas da Lisboa Gás, a Construção do Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís I, a Sede da EDP e o Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia da EDP. Tem integrado projectos de investigação como o do Povoado Tardo-Romano de Cacia/ Aveiro no âmbito do Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos do Ministério da Cultura e, mais recentemente, no âmbito do Projecto Lisboa Ribeirinha, este a mote das descobertas de estruturas náuticas e navais de Época Moderna na margem direita do Tejo. Coordenou os trabalhos de descoberta do Fundeadouro Romano de Olisipo que deram origem ao documentário estreado no Cinema São Jorge em 2016. Participa em projectos de divulgação de temas de arqueologia, história e património.
Em 2016 concluiu o I Curso Pós-Graduado de Direito do Património da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ever Calvo

Inês Mendes da Silva
Arqueóloga. Participa em vários projectos como arqueóloga, co-directora e directora, nomeadamente de intervenções arqueológicas decorrentes de processos de minimização de impactes, projectos de investigação e Estudos de Impacte Patrimonial. Desde inícios de 2001 que assume funções de coordenadora de projectos da Era, desenvolvendo gestão de equipas e coordenação dos trabalhos ao nível do campo e do gabinete, tal como estabelecendo contactos com clientes e instituições oficiais. MBA em Project Management and Leadership.

Marina Pinto
Arqueóloga. Licenciada em História, variante de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem participado em inúmeros projectos, de onde se destacam os trabalhos de direcção de escavação arqueológica em área urbana, nomeadamente nos períodos medieval/moderno. Em termos de investigação tem-se dedicado particularmente ao estudo de cerâmicas medievais e pós-medievais, assunto sobre o qual já publicou diversos artigos. Desde há vários anos que assume funções de coordenação de projectos, de que se destacam alguns dos mais relevantes que a ERA tem desenvolvido.

Rita Souta
Arqueóloga. Licenciada em Arqueologia e Mestre em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora com a ERA desde 2010 e tem participado em diversos projectos nomeadamente em escavações, trabalhos de diagnóstico arqueológico e intervenções com carácter de minimização de impactes sobre o património arqueológico em meio urbano. Actualmente, assume funções de coordenação de projectos e de gestão do espólio arqueológico no laboratório da ERA. 

Sandra Brazuna
Arqueóloga. Licenciada em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra o quadro da Era desde 2002, sendo desde há vários anos coordenadora de projectos, de que se destacam algins dos mais complexos e relevantes que foram realizados em Portugal nos últimos dez anos. Dirigiu múltiplos projectos arqueológicos relativos a processos de investigação e a intervenções decorrentes de processos de minimização de impactes. Em termos de investigação, desenvolve trabalho relativo ao período romano em geral, particularmente ao nível do estudo das Ocupações Romanas da Margem Direita do Guadiana (Bloco 10 - Alqueva).

Tiago do Pereiro


Equipa Técnica

Ana Cristina Rosa

Catarina Furtado

Inês Simão
Arqueóloga. Licenciada em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta de Lisboa, tem centrado a sua investigação no período medieval islâmico, particularmente ao nível dos estudo das cerâmicas do período almóada. Tem participado em diversos projectos nomeadamente em escavações e trabalhos de diagnóstico arqueológico em área urbana ou em intervenções com carácter de minimização de impactes sobre o património arqueológico. Assume actualmente as funções de direcção e execução de projectos de arqueologia.

Filipe Oliveira
Arqueólogo. Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem centrado a sua investigação na época medieval e moderna, especificamente no estudo da evolução da cultura material cerâmica em contextos lisboetas. Tem participado em vários projectos, onde se destacam trabalhos de escavação e diagnóstico arqueológico em meio urbano ou intervenções de minimização de impactes. Actualmente assume as funções de direcção e execução de projectos de arqueologia.

Lúcia Miguel
Arqueóloga. Licenciatura em História, Variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Tem participado em múltiplos projectos, de onde se destacam trabalhos de direcção de escavação arqueológica decorrentes de processos de minimização de impactes e Estudos de Impacte Ambiental. Tem dedicado a sua investigação a contextos da 2ª Idade do Ferro no Norte Peninsular, assim como no processo de romanização dessa zona. Actualmente, tem desenvolvido a sua área de interesse no Período Romano Republicano do Baixo Alentejo.

Lucy Shaw Evangelista
Arqueóloga. Licenciada em História Variante Arqueologia (FLUP, 1999); Mestre em Arqueologia Pré-Histórica (FLUP, 2005). Colabora com a Era Arqueologia desde a sua fundação, em 1997. Integra os quadros desde 2008 com responsabilidades na área comercial. Paralelamente colabora desde 1997 na investigação sobre os ambientes funerários no povoado pré-histórico dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz). Interessa-se sobretudo pelo estudo em torno de problemáticas relacionadas com a Pré-História recente. Actualmente, está em fase de conclusão de um Doutoramento de Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra.

Maria de Fátima Nunes

Mariana Soares Mateus

Tiago Nunes


Antropologia Física

Ana Marina Lourenço

Liliana Veríssimo Carvalho

Lucy Shaw Evangelista


Conservação e Restauro

Coordenação de Projectos

Pedro Braga
Topógrafo. Formado no Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul. Tem vindo a especializar-se na georeferenciação e levantamento de património Histórico e Arqueológico, tendo sido responsável por vários projectos. Na sua implementação tem aplicado métodos e equipamentos inovadores onde a informatização e a fotografia digital métrica assumem um papel chave.

Equipa Técnica

Agostinho Gimbra

Carina Marques
Direcção e execução de projectos de conservação e restauro, nas especialidades de materiais cerâmicos e materiais pétreos, e outros estudos e actividades no âmbito de arqueologia, conservação e restauro, e gestão de património cultural.

Maria Inês Martins
Conservadora-Restauradora. Com licenciatura em Conservação e Restauro pela Faculdade Politécnica de Tomar e Mestrado em Conservação e Restauro de Materiais Arqueológicos, pela Universidad Politécnica de Valencia. Tem percurso feito num variado leque de áreas, para além dos Materiais Arqueológicos, como o Papel, Fotografia, Pintura Mural, Talha Dourada, Cantarias, Inventariação, Registo, entre outros.
Na Era Arqueologia desde 2014, exerce desde 2015 funções de Comercial, Seguimento e Apoio à Gestão e Coordenação dos Projectos de Conservação e Restauro. 

Sónia Cardoso
Sónia Cardoso, conservadora-restauradora de pintura mural desde 2007, formada pelo Instituto Politécnico de Tomar, tendo complementado a sua especialização com um Mestrado em História de Arte Portuguesa, focada sobre a pintura mural do Estado Novo da cidade do Porto. De momento, é elemento integrante da direção da Associação Profissional de Conservadores – Restauradores de Portugal (ARP) e desde 2014, dirigindo e coordenando projectos no âmbito da Conservação e Restauro.


Levantamento e Topografia

José Pedro Machado
Desenhador. Formado em CAD e vocacionado para as questões relacionadas com o Desenho Arqueológico. Tem experiência profissional nas áreas de Arquitectura e Engenharia Civil. Responsável da área de desenho da Era, assume funções ao nível da definição de metodologias e da organização de trabalhos enquadrados em projectos assumidos pela empresa. A aplicação de novos metodos de trabalho tem sido umas das suas prioridades, usando a capacidade do formato digital e das novas tecnologias, concretizando experiências com aplicabilidade ao meio arqueológico e patrimonial, nomeada-mente ao nível de levantamentos de estruturas e modelação em 3D.

Pedro Braga
Topógrafo. Formado no Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul. Tem vindo a especializar-se na georeferenciação e levantamento de património Histórico e Arqueológico, tendo sido responsável por vários projectos. Na sua implementação tem aplicado métodos e equipamentos inovadores onde a informatização e a fotografia digital métrica assumem um papel chave.


Ilustração, Desenho Técnico e Levantamento/Modelação 3D

José Pedro Machado

Liliana Veríssimo Carvalho