Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Cangueiros, Monte do Gato de Cima 3

Os trabalhos realizados no sítio Monte do Gato de Cima 3 enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes decorrentes da execução do Bloco de Rega de Brinches (Fase de Obra). Neste sítio havia sido identificado um conjunto de 7 possíveis interfaces, de funcionalidade e cronologia indeterminadas.

As estruturas referidas foram registadas no decurso dos trabalhos de acompanhamento de obra, encontrando-se afetadas no seu topo. Levou-se então a cabo a realização de sete sondagens manuais neste local, totalizando 38 m². Os trabalhos decorreram entre os dias 29 de Abril e 13 de Maio de 2009.

Nas sete sondagens arqueológicas intervencionadas, verificou-se a existência de dois enterramentos, um em fossa circular (sond. 1) e outro numa estrutura mais complexa, constituída por câmara e antecâmara (sond. 5), sendo que ambas as ocorrências se enquadram cronologicamente na Idade do Bronze.

 

                                       Enterramento.

Registou-se também uma estrutura de difícil interpretação, quer funcional quer cronológica, com o espaço interno dividido por um calhau de grande dimensão (sond. 3), o mesmo se passando em termos de dificuldade de interpretação com as duas estruturas negativas escavadas na sondagem 6. Por fim, observou-se uma mancha, que se concluiu ser natural (sond. 7), e duas fossas circulares (sonds. 2 e 4) de funcionalidade desconhecida, uma das quais de muito pequenas dimensões (sond. 4).

Encontrando-se escavadas integralmente e registadas todas as realidades arqueológicas reconhecidas no terreno, não se propuseram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico previsto.

Cofinanciado por: