Rua da Madalena, 89-93, Lisboa

Localizado na zona ribeirinha de Lisboa, e inserido na área do plano de salvaguarda da Baixa Pombalina (zona de nível I do PDM), o edifício 89-93 da Rua da Madalena teve, ao longo da sua existência, diversas fases de intervenção que alteraram as suas características originais. Trata-se de um prédio residencial multifamiliar e comercial pombalino, de estrutura em gaiola, com estabelecimentos comerciais no piso térreo e sobreloja, e com três pisos de habitação e dois de águas-furtadas.

Realizada em 2017, esta intervenção consistiu num levantamento minucioso do estado de conservação específico dos objetos identificados ao longo da análise das campanhas decorativas presentes in loco, a saber: materiais pétreos (cantarias), painéis de azulejos do interior e exterior, estuques relevados, madeiras e elementos metálicos. A referida acção seria complementada por um extenso levantamento fotográfico e pela localização de objetos de valor histórico-cultural e artístico, contemplando a descrição das especificações técnicas da especialidade de conservação e restauro sobre os programas decorativos.

Assim, apresentou-se uma proposta de execução da intervenção de conservação e restauro, de forma a ser integrada num Caderno de Encargos da empreitada de reabilitação do edifício. A intervenção teria de contemplar todas as fases de tratamento necessárias para a preservação dos diferentes materiais, seguindo para isso uma correcta metodologia, compreensão e articulação dos trabalhos a desenvolver para cada um dos elementos a intervencionar. Devido à ausência da identificação de todos os objetos de valor histórico e cultural, aplicou-se um conceito de uma metodologia-padrão para a intervenção, organizada com base no tipo de material a intervencionar.

A título de exemplo, os trabalhos de conservação e restauro a efetuar nos elementos em cantaria incluiriam: fornecimento e aplicação de biocida ou herbicida; limpeza das superfícies; remoção manual das infraestruturas antigas e consideradas inapropriadas; remoção mecânica dos elementos metálicos já sem funcionalidade; remoção de materiais inadequadamente aplicados; tratamento de juntas, fissuras, fraturas e lacunas; colagens ou reforço da fixação de elementos ou fragmentos.

Cofinanciado por: