Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Monte dos Escanchados

Estas ações arqueológicas foram realizadas no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega Roxo-Sado (Fase de Obra), consistindo na a realização de uma sondagem de diagnóstico no sítio do Monte dos Escanchados, na freguesia de Aljustrel e Rio de Moinhos.

Os trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A, e foram executados no dia 25 de Fevereiro de 2015.

Foi realizada uma sondagem manual com o objectivo de caracterizar uma ocorrência de possível interesse arqueológico. Nesta sondagem 1, na qual já se tinha iniciado a escavação de uma secção de uma estrutura negativa, foi escavada a totalidade da ocorrência sem que fosse possível determinar a natureza da mesma.

Concluída a intervenção, e uma vez que a área de escavação inicialmente atribuída permitiu o registo completo da estratigrafia presente no local, não foram preconizadas ulteriores medidas de minimização para além da continuação do acompanhamento arqueológico da obra.

Esta avaliação técnica foi considerada adequada na reunião tida em campo, após a conclusão dos trabalhos, entre representantes da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN), da EDIA. S.A., da ERA-Arqueologia e os responsáveis da fiscalização arqueológica e do acompanhamento arqueológico da obra.