Rua Dr. Aníbal Esmeriz, Sesimbra
Esta intervenção enquadrou-se no projeto de Reabilitação do Edifício da futura Sede do Museu Municipal de Sesimbra, sito na Rua Dr. Aníbal Esmeriz, abrangido pela Zona de Proteção à “Capela do Espírito Santo dos Mareantes”. Os trabalhos de acompanhamento arqueológico foram realizados de 26 de Junho a 14 de Agosto de 2012.
Levou-se a cabo o acompanhamento presencial e sistemático de todas as atividades que envolveram remoção ou revolvimento de solo no piso térreo do edifício e na zona exterior ao mesmo, junto às fachadas Norte, Sul e Oeste. As atividades acompanhadas tiveram como objectivo proporcionar a consolidação de todo o aparelho arquitectónico, que se encontrava em elevado estado de degradação.
A área de intervenção acompanhada integrava três compartimentos do piso térreo, onde foram escavadas valas junto a todas as paredes interiores e exteriores, excepto no exterior da parede Este, devido à geminação com outro edifício. Ao centro dos compartimentos foi efectuada a escavação de sapatas de sustentação da estrutura dos pisos superiores e da futura instalação do elevador de acesso aos mesmos.
Os trabalhos de escavação manual e mecânica revelaram estruturas contemporâneas de canalização/saneamento em grés, tijolo e cimento e a existência de um compartimento na zona Noroeste no edifício que teria sido destituído num momento de remodelação do mesmo. São escassos os materiais identificados, sendo na sua totalidade de cronologia contemporânea.
Uma vez que não foi atribuído valor patrimonial acrescido, foi deliberada a destruição da estrutura após o registo do desenho de plano e da fotografia da área em destaque. Não foram necessárias medidas de minimização de impacte patrimonial extraordinárias.