Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte Branco 5
A intervenção arqueológica no sítio de Monte Branco 5, no âmbito da “Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de Baleizão – S. Pedro – Fase Prévia à Obra”, concretizou-se no mês de Fevereiro de 2013. O Monte Branco 5 fora considerado no EIA como uma mancha de ocupação com cronologia atribuída à Pré-História.
Estes trabalhos consistiram na realização de 4 sondagens mecânicas de diagnóstico na área onde estava projetada a implantação das infraestruturas de rega, num total de 18m². Não foram identificados vestígios arqueológicos em contexto primário.
À superfície identificaram-se materiais arqueológicos que representam uma fase de ocupação relacionada com um momento da pré-história antiga. Este conjunto engloba indústria lítica talhada (lascas, núcleos, percutores), com acentuado desgaste das arestas.
O tipo de ocupação é indeterminado, tendo ocorrido no local e zonas próximas, contudo, não existem níveis arqueológicos preservados devido à forte antropização do espaço quer pela agricultura de sequeiro, quer pela agricultura de regadio.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados no decorrer destes trabalhos, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a abertura da vala para a colocação desta infraestrutura.