Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte Branco 10
As ações arqueológicas executadas no sítio de Monte Branco 10 (ID 296), no âmbito da execução do Circuito Hidráulico de Baleizão – S. Pedro, ocorreram entre os dias 18/02/2013 e 20/02/2013. Considerado no EIA como uma mancha de ocupação com cronologia atribuída à Pré-História, este sítio localiza-se na freguesia de Baleizão, concelho de Beja, na margem direita do Rio Guadiana, numa plataforma com declive suave.
Os trabalhos consistiram na realização de 5 sondagens manuais de diagnóstico na área onde estava projectada a implantação de infraestruturas de rega, num total de 20 m², não se tendo verificado vestígios arqueológicos em contexto primário. À superfície identificaram-se materiais arqueológicos representantes de uma fase de ocupação relacionada com a pré-história antiga, englobando indústria lítica talhada (lascas, núcleos, percutores).
Dos escassos materiais de indústria lítica recolhidos verificou-se uma preferência para matérias-primas existentes localmente (quartzo e quartzito). Em termos tipológicos, o conjunto é constituído por lascas, principalmente de talão cortical e liso, encontrando-se algumas formatadas em raspadores e denticulados, núcleos e seixos talhados, com acentuado desgaste das arestas e forne patine nas superfícies.
Como se referiu, este conjunto prende-se com uma fase de ocupação relacionada com um momento da pré-história antiga. Para esta avaliação, juntou-se a inexistência de elementos enquadráveis na pré-história recente (cerâmica manual e industria lítica de pedra polida) ao acentuado desgaste natural das peças.
O tipo de ocupação é indeterminado, tendo sido realizado no local e zonas próximas, contudo, não existem níveis arqueológicos preservados devido à forte antropização do espaço quer pela agricultura de sequeiro, quer pela agricultura de regadio.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a abertura da vala para a colocação desta infraestrutura.