Escadas das Verdades, 48-50, Porto
Os labores arqueológicos desenvolvidos no âmbito da reconstrução e reabilitação de um edifício localizado nas Escadas das Verdades, 48-50, na freguesia da Sé, Porto, decorreram no mês de Julho de 2013. As obras implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, uma vez situadas na Zona de Protecção (-50 M) do Paço Episcopal do Porto, Monumento Nacional.
Procedeu-se à abertura de 2 sondagens de 2X2 (8 metros quadrados) em áreas a afectar pela implantação do projecto de construção. A sondagem 1 alcançou os 180 centímetros de profundidade e pôs em evidência uma sequência simples de níveis de aterro de matiz areno-argilosa que cobriam um nível pétreo composto por blocos de granito de pequena e média dimensão.
A sondagem 2 alcançou os 265 centímetros de profundidade e exibiu uma sequência simples e linear de níveis de aterro de matiz areno-argilosa, não tendo sido identificada qualquer estrutura na área que foi intervencionada.
Em ambas as sondagens, foi alcançado o substrato rochoso composto por granito, evidenciando uma pendente com orientação Norte-Sul. Os trabalhos de acompanhamento arqueológico, previstos para a fase de obra, não foram realizados por motivos alheios aos arqueólogos corresponsáveis pela intervenção.