Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Outeiro 2
Realizados no sítio do Outeiro 2, no mês de Fevereiro de 2013, estes labores arqueológicos enquadraram-se na execução do Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão (fase prévia à obra).
O sítio em questão fora inventariado com o n.º 268 e considerado no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) como uma área com uma grande concentração de grandes blocos pétreos com algumas marcas gravadas, designadamente um “X”. Mencionara-se também o aparecimento de um fragmento de tegulae.
Levou-se a cabo a execução de 4 sondagens manuais de diagnóstico dentro da área onde estava projetada a implantação das infraestruturas, num total de 16 m². Não foi identificado qualquer tipo de vestígio de carácter arqueológico, assim como também não foi possível relocalizar nenhum dos elementos pétreos referenciados no EIA com marcas em “X”.
É possível que o amontoado pétreo fosse o resultado da despedrega do terreno, uma vez que este tem actualmente uma utilização agrícola. Na ausência de qualquer tipo de vestígios, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico de todas as ações que implicassem a remoção de terras durante a fase de obra.