Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Vale de Alcaide de Baixo 2
No âmbito da execução do Circuito Hidráulico de São Pedro/Baleizão e respectivo Bloco de Rega, na fase prévia à obra, a ERA concretizou acções arqueológicas no sítio do Vale de Alcaide de Baixo 2. Estes trabalhos decorreram entre 26 de Fevereiro e 5 de Março de 2013.
O sítio em questão fora assinalado na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica complementares ao Estudo de Impacte Ambiental do referido Circuito Hidráulico. Inventariado com o n.º 245, corresponde a um conjunto de vestígios de superfície (muro e calçada) de provável cronologia contemporânea.
No local foi realizada uma sondagem manual de diagnóstico que procurou caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender o possível prolongamento dos vestígios referidos para a área de afectação da mesma.
Esta sondagem foi realizada no alinhamento previsto para a passagem de uma conduta de distribuição de água, na zona mais próxima das referidas estruturas, considerando, no entanto, que as mesmas se encontravam a uma cota inferior em relação a este local, no leito do Barranco de Vale de Alcaide.
A sua escavação permitiu observar a presença de um conjunto de depósitos de aluvião, sem materiais arqueológicos. Não se tendo identificado contextos preservados, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.