Bloco de Rega Moura Gravítico, Barranco dos Caliços (ID49)
Os ofícios arqueológicos realizados no sítio Barranco dos Caliços, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural resultantes da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico – Fase prévia à obra, decorreram no dia 29 de Outubro de 2014.
O sítio em questão foi assinalado e inventariado com o n.º 49 na sequência de prospecções arqueológicas efetuadas durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental. Corresponde a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir, mais concretamente, a uma Alminha, de época contemporânea, localizada ao Km 13 da estrada 386, na margem SO do Barranco dos Caliços.
Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a realização de uma memória descritiva, incluindo a descrição das características gerais da ocorrência, bem como das suas especificidades. Este labor foi acompanhado do registo fotográfico e do respectivo levantamento topográfico do sítio em questão.
A sinalizar local de morte por acidente, a Alminha possui uma base paralelepipédica em tijolo e cimento, caiada de branco (0,80 m × 0,50 m × 0,40 m), sobre a qual se colocou uma cruz em ferro e um pequeno altar constituído por uma placa de madeira com imagens de santos e de Cristo crucificado. O local está arranjado com flores artificiais e tem uma roseira plantada junto ao mesmo.