Bloco de Rega Moura Gravítico, Monte da Charneca 3
Os trabalhos no sítio Monte da Charneca 3, realizados no contexto da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural resultantes da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico – Fase prévia à obra, decorreram no dia 29 de Setembro de 2014.
Este sítio corresponde a um achado isolado de período indeterminado, constituído por um elemento arquitectónico em calcário (friso?), tendo sido inventariado com o n.º 37 na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica efetuados durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
De acordo com as medidas de minimização de impactes definido na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do referido projecto, seria necessário recolher este elemento arquitectónico e depositá-lo em local a definir com a DRC Alentejo. No entanto, não foi possível relocalizar o mencionado elemento nem proceder à sua recolha, uma vez que o terreno havia sido alvo de fortes alterações fruto da plantação de um novo olival.
Considerando o intervalo temporal habitualmente existente entre os trabalhos de prospecção associados aos processos de Avaliação de Impacte Ambiental e o cumprimento das medidas de minimização previstas na posterior DIA, nestes casos deveria ser ponderada a recolha dos elementos durante os primeiros trabalhos, aquando da sua identificação.