Bloco de Rega Moura Gravítico, Monte dos Coteis 5

Os labores arqueológicos efetuados no sítio Monte dos Coteis 5, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico – Fase prévia e Fase de obra, desenrolaram-se nos dias 1 e 2 de Outubro de 2014.

Assinalado e inventariado com o n.º 61 na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica realizados durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, este sítio corresponde a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir.

Fora caracterizado como uma mancha de ocupação da Pré-história recente, situada numa área ocupada com olival tradicional e vinha de regadio. Identificara-se um conjunto de artefactos líticos (denticulados) e restos de talhe (núcleos e lascas) em quartzito, silex, quartzo, xisto jaspoide e ainda alguns fragmentos de cerâmica incaracterística.

No local, foram realizadas cinco sondagens mecânicas de diagnóstico, num total de 20 m2, que procuraram caracterizar a estratigrafia da área e compreender a possível presença do sítio arqueológico em questão. Sob os níveis de utilização agrícola do terreno, identificou-se o substrato geológico.

Embora tivessem sido identificados raros elementos líticos (à superfície e muito rolados) no terreno onde se realizaram as sondagens, estes elementos não foram observados durante a escavação das mesmas, não se tendo observado contextos arqueológicos preservados.

 

Cofinanciado por: