Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Carvão 1

A ERA desenvolveu sondagens arqueológicas no sítio de Vale de Carvão 1, no dia 1 de Outubro de 2014, enquadradas na execução do Bloco de Rega Moura Gravítico – Fase prévia. No decurso do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), este sítio havia sido assinalado e inventariado com o n.º 30, correspondendo a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir.

Caracterizado na AIA como uma mancha de ocupação com materiais enquadráveis na Idade do Ferro, Romano e Medieval, foram aqui observados fragmentos de cerâmica com baixa densidade, levantados pelas valas abertas para plantação do olival. Os materiais encontravam-se misturados, tendo-se identificado uma asa de secção cilíndrica, típica da 2.ª Idade do Ferro, bordos de características visigóticas a alto-medievais e cerâmica de construção romana. Identificaram-se também fragmentos de barro cozido que poderiam corresponder a uma estrutura de combustão.

No que toca à intervenção arqueológica, foram realizadas no local sete sondagens mecânicas de diagnóstico, num total de 28 m2, que visaram caracterizar a estratigrafia da área e compreender a possível presença deste sítio arqueológico. Durante a escavação das sondagens, não se observaram os referidos elementos cerâmicos, nem se identificaram contextos arqueológicos preservados.

No entanto, importa referir que as sondagens realizadas foram implantadas no limite Oeste da mancha de dispersão de materiais aqui identificada, já na vertente Oeste da encosta onde a mesma se localiza. A presença destes materiais estava particularmente marcada no topo desta encosta, não se excluindo a eventual presença de contextos preservados nessa localização.

 

Cofinanciado por: