Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 2
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio de Vale de Figueiras 2, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico – Fase prévia à obra, ocorreram no dia 9 de Julho de 2015.
O sítio em questão fora assinalado durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, correspondendo a um edifício contemporâneo, com um telhado de três abóbadas, apresentando uma fachada com decoração pintada sobre o lintel. A este edifício estão associadas várias outras estruturas, tais como um pequeno curral em alvenaria de pedra, uma pequena ponte com guardas laterais, assim como uma calçada em seixos rolados.
Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a realização da memória descritiva destas últimas estruturas, incluindo a descrição das características gerais bem como das suas especificidades. Esta memória descritiva foi acompanhada do registo fotográfico do sítio em questão.
Em termos cronológicos, dadas as características das estruturas, foi plausível enquadrar as mesmas no período contemporâneo. É possível que o revestimento em cimento portland correspondesse a uma fase de restauro deste sistema hidrálico e não à primeira fase de construção do mesmo.