Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Carvão 7
No contexto da execução do Bloco de Rega Moura – Gravítico (Fase de Obra), os labores arqueológicos efetuados no sítio do Vale de Carvão 7 enquadraram-se num conjunto de acções de minimização, em parte revestidas de uma natureza de diagnóstico, nomeadamente no caso de escavações arqueológicas.
Assim, desenvolvida entre os dias 2 e 12 de Março de 2015, esta intervenção consistiu na realização de 3 sondagens de diagnóstico, no total de 32 m², que incidiram sobre um conjunto de estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.
Foram identificadas e escavadas 5 estruturas negativas, das quais uma revelou corresponder a uma “fossa” realizada para o plantio de uma árvore. Numa das fossas intervencionadas na sondagem 1 foi possível recolher algum material arqueológico, cuja cronologia permitiu enquadrar esta ocupação no período Calcolítico.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.