Bloco de Rega Moura – Gravítico, Monte da Talabita 3
Integrados na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico (Fase de obra), os ofícios arqueológicos no sítio do Monte da Talabita 3 foram desenvolvidos entre os dias 19 e 24 de Março de 2015.
Neste sítio, no decurso do acompanhamento arqueológico de obra, identificou-se uma mancha de terra de planta circular, considerada originalmente como uma raiz de árvore, tendo sido alvo de intervenção por parte da equipa de acompanhamento. Uma vez iniciada a realização do perfil de controlo estratigráfico, foi apurado que se tratava efectivamente de uma fossa de planta oval de natureza antrópica.
Tendo em conta a característica da ocorrência e a área de afectação, estabeleceu-se, em reunião prévia de campo, a realização de 1 sondagem manual, num total de 4 m2, de modo a melhor caracterizar a ocorrência.
Esta estrutura encontrava-se colmatada por um único depósito, onde se verificou a presença de fragmentos de bojos de cerâmica manual, que não permitiram estabelecer o seu enquadramento cronológico.