Blocos de Rega de Vale do Gaio, Cancelinha 2

Entre os dias 14 e 27 de Janeiro de 2015, a ERA-Arqueologia efetuou cabo sondagens arqueológicas no sítio da Cancelinha 2, inseridas no contexto da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio.

Durante os trabalhos de acompanhamento de obra, associados ao desenvolvimento do referido projecto, foram identificados na C1 de Alvito Alto possíveis estruturas negativas de carácter arqueológico, nomeadamente: junto aos PK’s 2+775 e 2+812.5 duas possíveis estruturas negativas em “osso” e junto ao Pk 2+977 uma estrutura negativa circular e uma vala rectangular preenchida com elementos pétreos.

Procedeu-se então à realização de quatro sondagens arqueológicas, numa área total de 5,5m², implantadas no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície. As sondagens 1 e 2 foram executadas sobre as possíveis estruturas negativas em “osso”, cuja escavação permitiu observar que estas, apresentando plano e perfil muito irregulares, correspondiam a tocas de animais, escavadas no substrato geológico, sem carácter antrópico.

A sondagem 3 foi já realizada junto ao PK 2+977, no local onde foi identificada uma vala preenchida por elementos pétreos, de forma a despistar o seu possível carácter arqueológico. Verificou-se que se tratava de uma vala rectangular, escavada em período contemporâneo para colocação de pedras após a limpeza do terreno.

A sondagem 4 foi efetuada junto à sondagem 3, sobre uma estrutura negativa circular. A sua escavação permitiu aferir que se tratava de uma pequena fossa circular, pouco profunda. No seu interior identificaram-se dois pequenos fragmentos de cerâmica comum, incaracterística. Apesar do seu provável carácter antrópico, não foi possível apontar-lhe uma cronologia ou funcionalidade.

 

Cofinanciado por: