Blocos de Rega de Vale do Gaio, Convento de São Francisco
Integrada no empreendimento dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), esta escavação arqueológica no sítio do Convento de São Francisco foi adjudicada EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e decorreu no dia 16 de Abril de 2015.
No âmbito dos trabalhos de acompanhamento de obra associados ao referido projecto, foram identificados contextos arqueológicos (mancha de materiais) junto ao PK 0+545 da C1.2 de Alvito Baixo.
Perante estes contextos foi realizada uma sondagem com 7 m² para diagnóstico da referida mancha de materiais. A sua escavação permitiu observar que este sedimento correspondia a um depósito que se acumulou numa pequena depressão do substrato geológico local, sem cariz arqueológico.
Com indícios de revolvimento recente, fruto de trabalhos agrícolas, este depósito apresentava inclusões de pequenos elementos pétreos e cerâmica de construção, entre os quais o referido aglomerado com pedras, tijolos e fragmentos de tegulae, elementos que se verificou não se encontrarem estruturados. Foram ainda identificados alguns fragmentos cerâmicos de cronologia Contemporânea.
No local não se identificaram contextos arqueológicos preservados. Concluídas as medidas de minimização específicas para as ocorrências presentes na área de afectação directa da obra, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as acções que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.