Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Ermidas Aldeia 2
As ações de diagnóstico arqueológico realizadas no sítio Ermidas Aldeia 2, no âmbito do empreendimento da Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, foram adjudicadas à ERA-Arqueologia pela EDIA, S.A. e decorreram entre os dias 13 e 15 de Janeiro de 2016.
Realizaram-se 5 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, numa área total de 20 m², implantadas numa plataforma localizada na margem direita do rio Sado, correspondente ao terraço Q4. Este terraço, segundo Schermerhorn et al (1987), encontra-se localizado entre as cotas 5 e 15 acima do rio Sado, enquanto que a cotas inferiores correspondem às aluviões holocénicas.
Apesar da inexistência de artefactos à superfície do sítio, uma das sondagens implantadas sobre o terraço quaternário (sond. 1) permitiu a identificação de artefactos líticos talhados, de difícil atribuição cronológica, mas que, face às características do depósito, seriam de idade pleistocénica, provavelmente do Paleolítico Superior (ausência de debitagem centrípeta, microlitização dos suportes).
Esta situação veio reforçar o já exposto noutros trabalhos desenvolvidos nesta região (nomeadamente em Monte Novo dos Modernos 1), sobre a importância destes depósitos de idade quaternária para o conhecimento regional da Pré-História Antiga.