Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Foro dos Escanchados
Inseridas na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado e respectivo Bloco de Rega, as ações arqueológicas realizadas no sítio Foro dos Escanchados decorreram entre os dias 11 e 17 de Junho de 2015.
No decurso dos trabalhos de acompanhamento efectuados no âmbito deste projecto, haviam sido identificados possíveis contextos arqueológicos junto ao PK 1+350 da C1.3.1 do Bloco de Rega Roxo-Sado.
Programou-se assim a realização de 3 sondagens arqueológicas, numa área total de 19,5 m2, a implantar no local de acordo com os objectivos propostos, a área de afectação e os vestígios existentes à superfície. Procurou-se caracterizar duas possíveis fossas e uma mancha com materiais.
As sondagens 1 e 2 foram realizadas sobre duas manchas sub-circulares, interpretadas como possíveis fossas, para sua caracterização. A escavação permitiu observar duas interfaces negativas, algo irregulares, escavadas no substrato geológico, sem carácter arqueológico. Considerando a sua tipologia e preenchimento foram interpretadas como interfaces de carácter etnográfico (buracos de árvore?/possíveis poços de captação de água?).
A sondagem 3 foi realizada sobre uma mancha com materiais cerâmicos, para sua caracterização. A escavação permitiu observar um depósito argiloso, preenchendo uma pequena depressão natural no terreno. Foram recolhidos pequenos fragmentos de cerâmica comum e manual, incaracterísticos, não permitindo atribuição tipológica ou cronológica.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.