Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Moinhos 3
Os trabalhos no sítio de Moinhos 3, realizados no âmbito da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, ocorreram entre os dias 22 e 27 de Julho de 2015. Este sítio caracteriza-se como uma mancha de vestígios de superfície, constituídos por materiais líticos, de concentração muito reduzida e dispersa pela superfície.
No local foram realizadas três sondagens de diagnóstico, que permitiram caracterizar a estratigrafia da área. Em todas a sondagens apenas se identificaram depósitos de origem natural, sem quaisquer materiais arqueológicos associados.
A existência de alguns materiais arqueológicos à superfície, estando estes ausentes nos depósitos escavados, pode ser explicada pela escorrência dos referidos materiais do topo da colina onde se localiza o sítio de Moinhos 1, pela sua encosta, até à área onde se situa esta dispersão de materiais, alvo de sondagem.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados no decorrer destes trabalhos, propôs-se como medida de minimização a continuação do acompanhamento arqueológico das escavações desenvolvidas no âmbito da obra.