Blocos de Rega de Vale do Gaio, Freixeira
Realizada no sítio da Freixeira, e integrada na execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), esta operação arqueológica foi adjudicada pela EDIA S.A. e decorreu entre os dias 25 de Fevereiro e 11 de Março de 2015.
No decurso do acompanhamento de obra associado a este projecto, foram identificados na C1.1 de Alvito Baixo e na C1.5 de Alvito Baixo algumas possíveis estruturas negativas. Perante estes contextos, foram realizadas 5 sondagens arqueológicas, num total de 8 m2, para escavação destas possíveis fossas. Estas sondagens foram implantadas no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície.
As sondagens 1,2 e 3 permitiram identificar três pequenas estruturas negativas sub-circulares, pouco profundas e de perfil em U. Encontravam-se todas preenchidas por um único depósito, tendo apenas sido identificado um pequeno fragmento de cerâmica manual na sondagem 3.
A sondagem 5 permitiu identificar uma estrutura negativa em forma de osso que se encontrava preenchida por um único depósito até à sua base, atingindo cerca de 1 m de profundidade. No seu interior foram identificados ocasionais pequenos fragmentos de cerâmica manual, que não possibilitaram atribuição cronológica.
Os escassos materiais referidos dificultaram um enquadramento cronológico para estas estruturas negativas, permitindo, no entanto, pensar numa possível cronologia pré-histórica para as mesmas.
A sondagem 4 foi realizada com o objectivo de caracterizar um pequeno aglomerado pétreo nas proximidades da sondagem 3. A sua escavação permitiu observar que se tratava de um veio rochoso de gabros, correspondendo a uma formação natural do terreno e não a um contexto arqueológico.