Blocos de Rega de Vale do Gaio, Galaz
Enquadrados na execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), e visando a minimização de impactes sobre o património cultural, os trabalhos arqueológicos realizados no sítio Galaz decorreram entre os dias 27 de Fevereiro e 6 de Maio de 2015.
No decurso das ações de acompanhamento de obra associadas ao projecto, haviam sido identificados na C1.1 de Alvito Baixo (PK 1+543) algumas possíveis estruturas negativas. Procedeu-se assim à realização de 2 sondagens arqueológicas, num total de 8 m2, para escavação destes contextos, tendo as sondagens sido implantadas no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície.
A escavação realizada permitiu identificar duas estruturas negativas escavadas na rocha, de formas irregulares e função indeterminada.
Na sondagem 1, embora nos encontrássemos perante uma estrutura negativa de carácter antrópico, em cujos níveis de preenchimento se identificaram materiais arqueológicos pré-históricos (Calcolítico), a sua forma irregular e a ausência de outros contextos na área de afectação do projecto não permitiram apresentar uma interpretação funcional para a mesma.
Ao nível da sondagem 2, embora a estrutura negativa intervencionada apresentasse uma forma com provável carácter antrópico, a sua irregularidade e a ausência de materiais arqueológicos não permitiram igualmente definir um carácter arqueológico para a mesma.