Blocos de Rega de Vale do Gaio, Horta da Figueira 5
A intervenção realizada no sítio da Horta da Figueira 5 (Alvito, Beja), numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património resultantes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio, teve lugar entre os dias 28 e 29 de Janeiro de 2015.
No decurso do acompanhamento de obra associado a este projecto, fora identificada uma estrutura já afectada e visível apenas em corte. Perante este cenário, procedeu-se à realização de uma sondagem arqueológica, de 2 x 2 m, numa área total de 4 m², implantada no local de acordo com a área de afectação e os vestígios existentes à superfície e com o objectivo de caracterizar esta estrutura.
Com efeito, a escavação desta sondagem permitiu observar um pequeno murete em alvenaria irregular já bastante afectado. Não foram identificados materiais arqueológicos ou outros contextos preservados associados a esta realidade que permitissem apontar-lhe um enquadramento cronológico.
Ao nível da sua interpretação, deveria corresponder a um pequeno muro de divisão de propriedade, considerando a sua construção algo tosca e a ausência de materiais arqueológicos.