Circuito Hidráulico de São Matias, Horta do Monte Barbosa 1
Enquadrada na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de São Matias e respetivos Blocos de Rega, esta operação arqueológica teve lugar no sítio da Horta do Monte Barbosa 1 (São Matias, Beja).
Os trabalhos foram adjudicados pela EDIA S.A. e decorreram entre os dias 9 e 16 de Março de 2015. Foi implantada uma sondagem de modo a abranger uma mancha de materiais de cronologia romana, descoberta em ações prévias de acompanhamento arqueológico.
Durante a intervenção foram identificados níveis de derrube, sob os quais existia uma interface negativa tipo fossa. Esta encontrava-se revestida, no seu fundo, por fragmentos de dolia, indiciando que poderia ter servido de suporte a um grande recipiente de armazenagem.
Tendo em conta a existência de uma fossa associada à prática de armazenamento no local, assim como a quase totalidade dos materiais recolhidos corresponder a fragmentos de recipientes de armazenagem de grandes dimensões tipo dolia, colocámos a hipótese de ter existido alguma estrutura de armazenamento no local.
O facto de se localizar numa zona rural, propícia à agricultura, permitiu especular que estávamos perante um sítio no qual existiram estruturas de apoio, nomeadamente no que toca à armazenagem dos produtos agrícolas, pertencendo eventualmente à parte rural de uma villa, ou a um pequeno casal rústico.
Por fim, salientou-se o facto de o sítio se estender para noroeste, na direção da estrada de terra batida atualmente existente no local, existindo a possibilidade da existência de mais contextos preservados nessa zona. Neste sentido, futuras intervenções arqueológicas poderiam caracterizar melhor o local em termos cronológicos e de ocupação.