Circuito Hidráulico de São Matias, Monte da Polina 2
Os labores arqueológicos no sítio do Monte da Polina 2 (São Matias, Beja) foram realizados numa perspetiva de minimização de impactes sobre o património cultural resultantes da execução do Circuito Hidráulico de São Matias e respetivos Blocos de Rega: Fase de Obra (2ª fase).
Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram no dia 13 de Abril de 2015. Foi implantada uma sondagem, num total de 4 m2, de modo a permitir a caracterização de uma eventual estrutura existente no local.
Após a remoção do primeiro (e único) depósito existente, observou-se a existência de um veio de gabro. O referido depósito não apresentava qualquer material arqueológico no seu interior, pelo que considerámos que teria origem natural.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras.