Circuito Hidráulico de São Matias, Monte de Mata Bodes
Os trabalhos arqueológicos efetuados no sítio do Monte de Mata Bodes, no contexto da execução do Circuito Hidráulico de São Matias, decorreram entre 25 de Março e 13 de Abril de 2015. Realizaram-se 3 sondagens arqueológicas de diagnóstico, num total de 28,34 m², para escavação e caracterização de um conjunto de estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.
Dentro do conjunto de estruturas negativas observadas no Monte da Mata Bodes não foi possível atribuir qualquer cronologia devido ao parco/nulo conjunto artefactual. No entanto, na sondagem 3, na qual foi identificado um valado de possível funcionalidade agrícola, foi possível observar a presença de cerâmica romana muito fragmentada e rolada, tendo sido interpretada como escorrências provenientes do sítio romano de Mata Bodes 1.
De acordo com os resultados obtidos nesta intervenção considerou-se que não se justificavam outras medidas de minimização de impactes para além das já implementadas.
Não se preconizaram medidas de protecção/conservação específicas para o arqueossítio, uma vez que se processou à remoção integral de todas as unidades estratigráficas, nomeadamente das estruturas identificadas, tendo-se optado pela sua conservação através de um detalhado registo gráfico, fotográfico e descritivo. Contudo, salvaguardou-se a necessidade de acompanhamento arqueológico permanente de qualquer remoção de terras que decorresse na área envolvente do Monte da Mata Bodes.