Circuito Hidráulico de São Matias, Monte do Meio 6
As ações arqueológicas realizadas no sítio do Monte do Meio 6, no quadro do Circuito Hidráulico de São Matias, decorreram nos dias 24 e 25 de Março de 2015. A intervenção consistiu na escavação integral de 2 estruturas negativas, num total de 5 m2 (1 x 1 m e 2 x 2 m), que se encontravam dispersas entre os PK 7+278 e 7+280.
De acordo com os resultados das 2 sondagens realizadas, foi identificada apenas uma fase de ocupação atribuível à Idade do Bronze associada à sondagem 2, pois o registo na sondagem 1 não permitiu estabelecer um horizonte cronológico para a ocupação. Trata-se de estruturas negativas de planta circular com perfil cilíndrico e fundo côncavo com cerca de 30 cm de profundidade.
Não se preconizaram medidas de proteção/conservação específicas para o arqueossítio, uma vez que se procedeu à remoção integral de todas as unidades estratigráficas, nomeadamente das estruturas identificadas, tendo-se optado pela sua conservação através de um detalhado registo gráfico, fotográfico e descritivo. Contudo, salvaguardou-se a necessidade de acompanhamento arqueológico permanente a qualquer remoção de terras que decorresse na área envolvente ao Monte do Meio 6.