Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte do Barão 3
Englobados na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), os trabalhos arqueológicos realizados no sítio do Monte do Barão 3 (Vila Nova da Baronia, Alvito) decorreram nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2015.
No âmbito dos trabalhos de acompanhamento de obra associados ao projeto, foram identificadas na CP Baronia Alto três manchas com materiais e duas interfaces negativas circulares. Perante estes contextos foram realizadas cinco sondagens arqueológicas, num total de 16,25 m².
Nas sondagens 1 e 3, verificou-se a existência de depósitos de entulhos com a presença frequente de pedras e calhaus assim como de fragmentos de cerâmica de construção (tijolo burro e telha de meia cana). Na sondagem 2, após a remoção do depósito existente, verificou-se que este preenchia uma depressão de forma sub-oval de origem natural.
Nas sondagens 4 e 5, foram escavadas duas interfaces negativas idênticas, de plano circular e com paredes praticamente rectas, que, tendo em conta a perfeição da circunferência e o facto de as paredes se apresentarem praticamente rectas, nos levou a supor terem sido escavadas com recurso a meios mecânicos, ou seja, podendo propor-se uma cronologia contemporânea para as mesmas.
Concluídas as medidas de minimização específicas para as ocorrências presentes na área de afectação directa da obra, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as acções que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.