Blocos de Rega de Beringel-Beja, Carrascalão
Atribuídos à ERA-Arqueologia pela EDIA, S.A., os trabalhos arqueológicos no sítio Carrascalão, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Beringel-Beja, foram realizados em 3 fases distintas.
Na primeira fase, desenvolvida no dia 11 de Maio de 2015, foi realizada uma sondagem, no total de 4 m², que incidiu sobre uma estrutura negativa de planta circular. Não foi possível aferir as suas funcionalidade e cronologia, uma vez que foi recolhido um único fragmento cerâmico de cronologia imprecisa.
A segunda fase foi realizada a 18 de Maio do mesmo ano e consistiu na intervenção de parte de uma estrutura negativa, de planta irregular e de grandes dimensões, no total de 5 m², localizada a Este da estrutura intervencionada na primeira fase. Uma vez que os dados obtidos nesta fase foram inconclusivos, foi realizada uma segunda sondagem sobre a mesma estrutura, correspondente à 3.ª fase dos trabalhos, de forma a confirmar a natureza da mesma, tendo decorrido no dia 3 de Junho de 2016.
Durante a segunda e a terceira fases não foram identificados materiais arqueológicos associados. Neste sentido, concluídas as medidas de minimização específicas para as ocorrências presentes na área de afetação direta da obra, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as ações que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projeto.