Blocos de Rega de Vale do Gaio, Ribeira do Carrasco 2

A operação arqueológica efetuada no sítio da Ribeira do Carrasco 2 (Vila Nova da Baronia, Alvito) integrou-se na execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra). Adjudicada à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A., desenrolou-se nos dias 26 a 30 de Junho de 2015.

Realizaram-se 7 sondagens implantadas sobre manchas com diversas formas (irregulares, circulares e em “osso”), que poderiam corresponder a estruturas negativas. Nos enchimentos dessas estruturas, não se identificaram quaisquer materiais arqueológicos in situ, exceptuando uma lasca em sílex, muito rolada num enchimento de um canal de drenagem associado à ribeira do Carrasco.

Algumas das estruturas são naturais – negativos de raízes de árvores e canais de drenagem da ribeira, típicos de ambientes em planícies aluvionares. Identificaram-se ainda possíveis estruturas de tipo “fossa” de arquitectura circular e uma com forma em “osso”.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos. Deste modo, não se justificou a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projeto.

 

Cofinanciado por: