Blocos de Rega de Beringel-Beja, Lobeira de Cima 2
Realizados no sítio da Lobeira de Cima 2, no âmbito dos Blocos de Rega de Beringel-Beja, estes trabalhos decorreram em 13 de Agosto de 2015. O acompanhamento de obra associado ao projecto havia identificado uma possível estrutura negativa, junto ao PK 2+320, na C6 do Bloco de Rega de Beja.
Perante esta ocorrência, foi programada a realização de 1 sondagem arqueológica, num total de 4 m2, para escavação do referido contexto. A sondagem foi implantada no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície.
A sua escavação permitiu observar uma estrutura negativa rectangular, com paredes rectas e base plana. Encontrava-se preenchida por um único depósito, com inclusões abundantes de raízes e sem materiais arqueológicos.
O contexto identificado corresponde, assim, a uma estrutura negativa de carácter agrícola, sem valor de cariz arqueológico. Concluídas as medidas de minimização específicas para as ocorrências presentes na área de afectação directa da obra, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as remoções de terras durante a execução do projecto.