Plano de Urbanização da Entrada Norte da cidade de Setúbal
Efetuados em 2013, estes trabalhos arqueológicos desenvolveram-se no âmbito do plano de urbanização da entrada Norte da cidade de Setúbal. Na fase inicial, foi efetuado um levantamento bibliográfico, cartográfico e documental dos sítios arqueológicos localizados na proximidade da área de afetação (freguesia de São Sebastião).
Posteriormente, com os dados disponibilizados pela bibliografia, foi possível verificar que os sítios referenciados se encontravam relativamente desviados da área a ser afetada pela implantação da obra em causa. Não obstante, realizou-se uma prospeção sistemática de toda a área a intervencionar, tendo sido identificados dois elementos patrimoniais.
Assim, propôs-se, como medida de minimização genérica, o acompanhamento arqueológico sistemático e efetivo dos processos de decapagem e desmatação da área a afetar, bem como de todas as ações de movimentação de terras efetuadas no âmbito da abertura de valas e obtenção de terras de empréstimo. Visava-se, deste modo, identificar possíveis evidências que surgissem no decurso dos trabalhos.
Como medidas de minimização específicas para os sítios de carácter etnográfico, dado o seu reduzido valor patrimonial, apenas se indicou o registo gráfico e fotográfico dos mesmos.