Rua do Salitre, n.º 100, Lisboa

Adjudicados à ERA-Arqueologia pela LANTEA, os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de alterações de um edifício sito na Rua do Salitre, n.º 100, em Lisboa, decorreram nos dias 24 e 25 de Novembro de 2015.

Foram realizadas duas sondagens, com 2 m x 8 m, até à cota de afetação de obra no interior do edifício. O objetivo foi detetar eventuais vestígios arqueológicos a serem afetados pelo desenvolvimento destes trabalhos, bem como conseguir a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

No decurso dos trabalhos, foram removidos no topo de ambas as sondagens os depósitos resultantes da demolição do edifício e consequente remeximento dos depósitos de topo. Desmontou-se de forma parcial e mecânica a canalização de grés do esgoto do edifício na sondagem 2 e, além disso, foram retirados os depósitos argilosos estéreis que caracterizam o geológico neste local da cidade.

Não se identificaram materiais ou contextos arqueológicos preservados. Face ao exposto, e considerando que os referidos depósitos estéreis se encontravam visíveis na quase totalidade da área demolida correspondente ao interior do edifício, não foram propostas medidas de minimização adicionais.

 

Cofinanciado por: