Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Vale de Bangula 1

As escavações realizadas no sítio do Vale de Bangula 1, inseridas numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom (Fase de Obra), decorreram entre os dias 30 de Abril e 8 de Maio de 2009.

No sítio em questão registou-se um conjunto de interfaces negativas, de funcionalidade e cronologia indeterminadas, no decurso da decapagem das terras de superfície para a Conduta Principal do Sub-bloco de Ferreira. Tendo em conta a dimensão das estruturas negativas, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de cinco sondagens manuais, totalizando 21.75 m2

No que toca às realidades encontradas, revelou-se difícil estabelecer um padrão arqueológico uniforme. As únicas considerações possíveis prenderam-se com a fossa aparentemente pré-histórica da sondagem 3. Esta, descontextualizada e sem outros fosseis diretores que não os raros bojos de cerâmica manual, foi de difícil interpretação.

Face à profunda transformação do conhecimento dos IV e III milénios a.C. no Sudoeste peninsular, e no Alentejo Central em particular, acreditámos ser possível, numa fase posterior, tentar uma aproximação tipológica e funcional com as demais fossas escavadas neste contexto.

Por fim, terminada a escavação dos contextos presentes na área de afectação de obra, e o seu registo realizado, preconizou-se unicamente o acompanhamento permanente da abertura da vala nessa zona para despiste de eventuais descobertas arqueológicas.

 

Cofinanciado por: