Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Peroguarda 1
As quatro sondagens manuais efetuadas no sítio de Peroguarda 1 enquadraram-se na execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom (Fase de Obra). Os trabalhos decorreram, primeiramente, de 20 a 22 de Abril e, numa fase posterior, nos dias 14 e 15 de Maio de 2009.
Haviam sido identificadas neste sítio duas interfaces negativas, de funcionalidade e cronologia indeterminadas, no decurso da decapagem das terras de superfície para a C3 do Sub-bloco de Valbom. Esta ocorrência situa-se próximo de uma área de dispersão de material enquadrável em época Alto-medieval inédito.
As três realidades escavadas nesta intervenção parecem ser contemporâneas, dada a homogeneidade do conjunto artefactual. Enquanto que as duas primeiras aparentam uma funcionalidade de “despejo”, pelo menos numa última utilização, a terceira é de difícil diagnóstico. A sua forma ovalada e pouco profunda, a preocupação da estruturação de um anel de pedras e a abundante quantidade de cerâmica, tornam a sua função pouco evidente.
A verdade é que estas estruturas negativas no Baixo Alentejo estão geralmente associadas à Pré e Proto-história. Espera-se futuramente encontrar paralelos em contextos Romanos, ajudando assim na compreensão desta estruturas descontextualizadas.
Não se preconizaram medidas de minimização adicionais, para além do acompanhamento arqueológico permanente da abertura do que falta da vala nesta zona para despiste de novas realidades.