Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte do Cardim 3

Estes trabalhos no sítio de Monte do Cardim 3 enquadraram-se na execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom. Efetuaram-se após a identificação, no decurso dos trabalhos de acompanhamento da abertura da vala CP de Ferreira, de 6 estruturas negativas, de funcionalidade indeterminada, colmatadas aparentemente na Idade do Bronze.

Tendo em conta as dimensões estimadas das estruturas, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de 4 sondagens manuais, totalizando 26,5 m2. As escavações decorreram entre os dias 6 e 22 de Julho de 2009 (13 dias úteis).

As fossas intervencionadas, todas elas escavadas no substrato geológico, sem qualquer tipo de depósito ou estrutura positiva associada, apresentaram morfologias algo diferentes entre si, sendo que as fossas 1, 5 e 6 poderiam ser de formação natural. As restantes ofereceram perfis e profundidades diferentes, sendo que em todas foram registados vários depósitos de enchimento.

Em nenhum dos casos foi possível aferir qual seria a sua função primária, uma vez que as realidades intervencionadas corresponderiam a um momento de abandono das estruturas. Mesmo este segundo momento de utilização, embora genericamente classificável como de colmatação, admitindo-se contudo a hipótese que alguns poderiam ser de origem natural, não ofereceu dados que nos permitissem discernir dos mecanismos mentais e funcionais que ditaram esta opção.

Contudo, a sua diferenciação formal poderia estar intimamente relacionada com uma qualquer funcionalidade e/ou com o período cronológico em que se enquadram. Em termos de cronologia, parecem poder enquadrar-se no horizonte da Pré ou Proto-história, sendo que alguns materiais, sobretudo nos fragmentos de cerâmica manual brunida e nas peças de fundo plano, sugerem um enquadramento na Idade do Bronze.

Tendo em conta a frequência deste tipo de estruturas negativas, bem como a residual componente artefactual que delas foi exumada, e esgotado o potencial arqueológico que delas podia advir, uma vez que foram escavadas na íntegra e realizado o seu registo gráfico, fotográfico e topográfico, não se preconizaram medidas de minimização adicionais.

 

 

Cofinanciado por: