Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Cangueiros, Ourém 7
No quadro da execução do Bloco de Rega de Brinches, haviam sido identificadas, em fase de obra, três possíveis interfaces de funcionalidade e cronologia indeterminadas no sítio de Ourém 7. Tendo em conta estas estruturas negativas, estabeleceu-se a realização de três sondagens manuais.
Posteriormente, vir-se-ia a realizar uma outra sondagem, no local onde se identificou uma fossa em corte, parcialmente afetada pelos trabalhos mecânicos. A intervenção decorreu entre os dias 21 de Maio e 10 de Junho de 2009, totalizando a área intervencionada 17,25 m².
As quatro sondagens revelaram estruturas com funcionalidades distintas entre si, pelo menos no que à última utilização diz respeito, podendo, contudo, e mesmo tendo em conta a distância entre a Sondagem 1 e a Sondagem 4, pertencer ao mesmo sítio arqueológico e mesmo momento de ocupação, neste caso à Idade do Bronze.
A Sondagem 1 revelou uma fossa circular reaproveitada como estrutura funerária com antecâmara e câmara, provavelmente da Idade do Bronze, cujo enterramento não doou qualquer espólio. Na Sondagem 2, para além dos depósitos de enchimento, apenas se identificou o esqueleto de um cão, igualmente sem elementos datantes expressivos.
A Sondagem 3, sem materiais arqueológicos, pode corresponder a uma vala para fixação de uma paliçada ou outra estrutura perecível. A Sondagem 4 foi a única que doou elementos datantes mais claros, apontando para uma ocupação genericamente enquadrável na Idade do Bronze.
A proximidade deste sítio com o sítio Ourém 8, igualmente escavado por nós, e o facto de se enquadrarem ambos no mesmo período cronológico, faz-nos pensar na possibilidade de se poder tratar, na realidade, de um único sítio arqueológico.