Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte de Cortes 1
No sítio Monte de Cortes 1 haviam sido identificadas, no decurso de trabalhos de acompanhamento da abertura de uma vala para a instalação da uma conduta, três interfaces, de funcionalidade e período cronológico indeterminados, e um recinto megalítico constituído por um menir aparentemente delimitado por um fosso.
Estabeleceu-se então a realização de seis sondagens manuais e a decapagem mecânica da área entre o alvéolo do menir e a restante área da vala já aberta. Verificou-se a necessidade de se proceder a alguns alargamentos e ao estabelecimento de novas sondagens, correspondendo a área intervencionada a um total de 55,25 m2 de escavação manual. Os trabalhos decorreram entre os dias 14 e 30 de Abril de 2009.
Foram alcançados os objectivos técnicos programados com a realização da escavação total das estruturas afetadas sempre que se tratou de contextos fechados, como é o caso das fossas, tendo-se ampliado a área de intervenção sempre que necessário.
A totalidade das estruturas datadas é de cronologia Pré-histórica, sendo que a exígua quantidade de material arqueológico recolhido não permitiu maior precisão, permanecendo desconhecida a cronologia no caso de algumas fossas, verificando-se ainda a origem não antrópica no caso de uma série de galerias.
As estruturas confirmadas como Pré-Históricas foram atribuíveis a uma mesma sequência de atividade culminando num conjunto monumental de tipo menírico, cuja definição final desconhecemos na sua totalidade, uma vez que possuímos uma visão parcial do mesmo.
A interpretação espacial do conjunto menírico a partir dos elementos registados materializou-se na localização de pelo menos um menir, provavelmente dois (embora somente de um se conhecesse a sua procedência), centrado ou centrados em relação a um fosso circular que os rodeia com um raio aproximado de algo mais de 10 m.
Por fim, preconizaram-se as seguintes medidas de minimização: o acompanhamento arqueológico permanente da continuação dos trabalhos de obra a realizar neste sector e o registo pormenorizado e restauro/protecção e valorização do conjunto monumental.