Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte de Cortes 2
A intervenção arqueológica no sítio de Monte de Cortes 2, localizado no cabeço e vertentes Este e Oeste de um cerro na margem esquerda do curso médio do Guadiana, teve como resultado a identificação de uma série de estruturas negativas isoladas, de origem antrópica, que se articulavam em torno de um conjunto de quatro fossas associadas aos restos de um menir.
Enquadrados na execução do Bloco de Rega de Brinches, os trabalhos decorreram em três fases, coincidindo com diferentes etapas da obra. A primeira fase dos trabalhos decorreu entre os dias 2 e 17 de Março, a segunda fase entre os dias 28 de Abril a 22 de Maio e a terceira fase entre os dias 29 de Junho e 5 de Agosto de 2009.
O grande número de fossas registadas para uma percentagem tão pequena de área intervencionada permitiu afirmar estarmos ante um sítio arqueológico de época Calcolítica, de acordo com os materiais recolhidos e resultados das datações C14 efectuadas, com uma ocupação densa e um excelente controlo visual da paisagem circundante.