Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte de Cortes 3
Os trabalhos realizados no sítio de Monte de Cortes 3 enquadraram-se na minimização de impactes decorrentes da execução do Bloco de Rega de Brinches. Neste sítio haviam sido identificadas quatro interfaces, de funcionalidade e período cronológico indeterminados, no decurso dos trabalhos de acompanhamento da abertura de vala para a instalação de uma conduta.
Estas estruturas negativas foram identificadas após a abertura de vala, nos cortes, encontrando-se parcialmente afetadas. Tendo em conta a dimensão das estruturas negativas e as áreas de afetação, estabeleceu-se a realização de quatro sondagens manuais, totalizando 14,5 m2. Os trabalhos decorreram entre os dias 25 de Maio e 1 de Junho de 2009.
Foram alcançados os objetivos técnicos programados, com a realização da escavação total das estruturas afetadas sempre que se tratou de contextos fechados, tendo-se ampliado a área de intervenção sempre que necessário. Quanto ao material arqueológico recolhido, destacou-se a presença de pratos sobre outros tipos cerâmicos, assim como a existência de bordos engrossados de tipo almendrado, o que levou a pensar numa cronologia atribuível ao Calcolítico Pleno.
Encontrando-se todas as estruturas identificadas escavadas e registadas, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico permanente desta área durante a abertura de vala.