Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte Novo 2
O sítio do Monte Novo 2 foi intervencionado pela ERA-Arqueologia no âmbito dos trabalhos de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Brinches (Fase de Obra). Os trabalhos decorreram entre os dias 8 e 22 de Junho de 2009.
Este sítio correspondia a quatro interfaces negativas, de funcionalidade e período indeterminado, registadas no decorrer dos trabalhos de acompanhamento da abertura da vala para a instalação de uma conduta, encontrando-se parcialmente afetadas. Identificara-se ainda uma possível estrutura positiva, também de tipologia e cronologia indeterminadas.
Foram realizadas cinco sondagens de diagnóstico incidindo sobre estas estruturas, que revelaram a existência de um conjunto de fossas de cronologia indeterminada, mas presumivelmente enquadradas no período Pré-histórico e uma outra, também presumivelmente Pré-histórica, com uma tipologia semelhante às que tinham sido já identificadas em outros sítios intervencionados, tal como Zambujeira 1 e Ribeira de S. Domingos 1, com um estreito corredor (Sond. 5).
Não se preconizaram medidas de minimização adicionais.