Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte da Zambujeira 2

O sítio do Monte da Zambujeira 2 foi intervencionado pela ERA-Arqueologia no âmbito da minimização de impactes sobre o património cultural resultantes da execução do Bloco de Rega de Brinches. Os trabalhos decorreram entre os dias 23 de Março e 8 de Abril de 2009, e a segunda fase entre os dias 1 e 4 de Junho de 2009.

No decurso dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da abertura de vala para a colocação da conduta 1, observaram-se algumas estruturas associadas a materiais de cronologia romana. Posteriormente, com a continuação da decapagem das terras de superfície, os responsáveis pelo acompanhamento da obra registaram a presença de uma estrutura negativa tipo fossa e duas estruturas de alvenarias associadas a materiais de época romana.

Inicialmente, foram realizadas 4 sondagens de diagnóstico, acompanhadas da decapagem mecânica da zona a afectar pela obra, entre as duas áreas já abertas pelos trabalhos de acompanhamento arqueológico, para o despiste de outras estruturas existentes neste espaço. Esta decapagem, num total de 77 metros quadrados, revelou a existência de estruturas em alvenaria de calcário acompanhadas por um derrube de tegulae, pelo que se definiu a realização de mais uma sondagem nesta zona.

Foi assim intervencionado um total de 49 metros quadrados, distribuídos por 5 sondagens de diagnóstico. Estas sondagens confirmaram a existência de uma ocupação romana no local, revelando também a existência de pelo menos duas fases de ocupação/utilização deste espaço, dentro do mesmo período.

Numa fase posterior, foi ainda identificada, no mesmo local, uma outra estrutura negativa em corte, durante o acompanhamento arqueológico dos trabalhos de remoção de terras, pelo que foi intervencionada uma área de 4 metros quadrados para a escavação do interface identificado, perfazendo 53 m2 de área total intervencionada.


 

Cofinanciado por: