Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte da Zambujeira 3
No sítio do Monte da Zambujeira 3 haviam sido identificadas três interfaces tipo fossa, de funcionalidade e período cronológico indeterminados, no decurso dos trabalhos de acompanhamento de abertura de vala. Estas estruturas negativas foram observadas após a abertura de vala, no corte, encontrando-se parcialmente afetadas.
Tendo em conta a dimensão das estruturas negativas, estabeleceu-se a realização de três sondagens, num total de 12 m2. Os trabalhos decorreram entre os dias 27 e 31 de Março 2009.
Os resultados obtidos no decurso da escavação manual das estruturas negativas registadas não permitiram identificar vestígios materiais que possibilitassem a sua caracterização funcional, cultural ou cronológica. Não obstante, a análise da sua morfologia permitiu identificar as fossas 2 e 3 como estruturas negativas de origem antrópica.
Considerando os resultados obtidos, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para este sítio para além do acompanhamento arqueológico já previsto.