Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Ribeira de Pias 2

A intervenção arqueológica efectuada no sítio de Ribeira de Pias 2, com o objectivo de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Brinches, decorreu entre os dias 1 e 19 de Junho de 2009.

Neste local havia sido identificado um conjunto de interfaces negativas, de funcionalidade e período cronológico indeterminados, após a decapagem das terras de superfície numa conduta. Considerando a dimensão das estruturas negativas e as áreas de afetação, estabeleceu-se a realização de sete sondagens manuais, totalizando 26 m2.

Posteriormente, com o decurso dos trabalhos arqueológicos e em conformidade com os critérios de proteção estabelecidos, foi necessária a ampliação da sondagem 7 em 4 m², de forma a abranger a totalidade das estruturas negativas neste espaço.

Destacou-se a identificação de uma estrutura negativa que continha contextos funerários preservados em contexto primário. No entanto, o seu pobre estado de preservação impossibilitou a sua diagnose sexual.

A aparente maturidade dos ossos sugeriu um possível adulto, contudo, enfatizou-se que não foram observados quaisquer indicadores diretos que permitissem uma estimativa da idade à morte inequívoca. Não se registaram quaisquer patologias, tendo a observação sido severamente condicionada pelo mau estado de preservação do esqueleto.


 


 

Cofinanciado por: