Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Ribeira de São Domingos 1

O sítio da Ribeira de São Domingos 1 foi intervencionado pela ERA-Arqueologia no âmbito dos trabalhos de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Brinches. Os trabalhos decorreram entre os dias 14 de Maio e 3 de Julho de 2009.

Neste local haviam sido identificados dois núcleos de interfaces negativas no decurso dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da abertura de vala para a colocação de uma conduta. Desta forma, foram realizadas 10 sondagens de diagnóstico, perfazendo um total de 37 metros quadrados, nos quais foram identificadas duas fases de ocupação deste sítio.

As sondagens 1 a 6 revelaram a existência de sepulturas de cronologia islâmica, com um indivíduo depositado em decúbito lateral e seladas por lajes de xisto. Em relação à sondagem 7, a interface negativa aqui identificada revelou a presença de uma pequena vala, de origem antrópica, mas sem materiais associados e de cronologia desconhecida.

                                   Sepultura.

As sondagens 8 a 10 correspondem a uma ocupação pré-histórica, apesar de não terem sido identificados materiais arqueológicos que permitissem precisar o período cronológico em questão. A interface negativa da sondagem 8 revelou a existência de uma estrutura realizada para a deposição colectiva de indivíduos.

Em relação às interfaces identificadas nas sondagens 9 e 10, estas revelaram uma tipologia semelhante á que já tinha sido registada para outros sítios, nomeadamente no sítio da Zambujeira 1 (Sub-bloco da Magoita, C3), correspondendo a duas pequenas fossas de perfil triangular alongado, ligadas por um estreito corredor, de funcionalidade e cronologia indeterminadas.


 

Cofinanciado por: