Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Zambujeira 1
O sítio da Zambujeira 1, identificado no decorrer dos trabalhos de abertura da conduta C3 no Sub-bloco da Magoita, correspondia a uma série de interfaces negativas de funcionalidade desconhecida.
A escavação do local revelou a presença de três interfaces de natureza antrópica, de cronologia desconhecida, dado que não foram recolhidos materiais arqueológicos que permitissem a sua correcta caracterização. Foi possível, no entanto, enquadrar estas fossas, dada a presença de líticos e cerâmica manual à superfície, no período cronológico associado à Pré-história recente.
A segunda estrutura antrópica identificada apresentava ainda uma câmara de acesso a um hipogeu, e estava colmatada por um amontoado pétreo que poderia ter funcionado tanto como encerramento da mesma, como para a sua sinalização.
Foi ainda realizada uma prospeção ao terreno, tal como estava preconizado no plano de trabalhos. Verificou-se uma forte concentração de materiais arqueológicos no topo do cabeço, nomeadamente líticos em quartzito, cerâmica manual e elementos de moagem, indiciando a existência neste local de um povoado de cronologia Pré-histórica.
Os trabalhos decorreram entre os dias 7 e 27 de Abril de 2009, e a segunda fase entre os dias 1 e 3 de Junho de 2009.