Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Navegadas, Monte Gargantas
O sítio de Monte Gargantas foi intervencionado pela ERA-Arqueologia no âmbito da minimização de impactes sobre o património resultantes da execução do Bloco de Rega de Brinches. Os trabalhos decorreram entre 23 de Junho e 1 de Julho de 2009.
Este sítio correspondia a um conjunto de interfaces negativas, de funcionalidade e cronologia indeterminada, registadas no decurso do acompanhamento arqueológico da abertura de vala para a colocação da Conduta Principal. Estas estruturas negativas foram identificadas apenas em corte, pelo que já se encontravam parcialmente afetadas.
Foram realizadas três sondagens de diagnóstico incidindo sobre estas estruturas, que revelaram a existência de duas fossas, sendo que uma destas apresentava um enterramento, e uma vala que cortou quase por completo este último.
Os resultados apontaram para que se estivesse perante o resto dum enterramento associado a estruturas negativas pré-históricas, diacrónicas. Ficaram uma série de questões por responder, não só acerca dos parâmetros bioantropológicos e patológicos, como da antropologia funerária.
Como medida de minimização específica, preconizou-se a cobertura com geotêxtil das estruturas negativas intervencionadas que ficaram em corte, para uma melhor preservação das realidades identificadas no decorrer da escavação da abertura de vala e demarcação de área intervencionada.