Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Mancocas 3
Os trabalhos realizados no sítio Mancocas 3, entre os dias 6 e 22 de Outubro de 2009, enquadraram-se numa perspetiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom.
Neste sítio haviam sido identificadas duas interfaces negativas no decurso da abertura de vala da Conduta Principal do Sub-bloco de Ferreira. Estas estruturas encontravam-se parcialmente afetadas, tendo sido observadas no corte da vala.
Tendo em conta a dimensão das estruturas, estabeleceu-se a realização de duas sondagens manuais, totalizando 6,25 m2. Durante os trabalhos foi identificada uma nova ocorrência e verificou-se que uma das estruturas negativas anteriores extrapolava a área previamente definida. Assim, a área de intervenção final totalizou 9,10 m2.
Quanto aos resultados da intervenção, uma das estruturas não forneceu qualquer informação científica e outras duas puderam-se interpretar como estruturas de tipo “fossa” genericamente enquadráveis na pré-história recente, possivelmente, na transição do Calcolítico para a Idade do Bronze.